top of page
EIXO 1 - FORMAÇÃO PAISAGÍSTICA NECESSÁRIA E DEMANDA ACADÊMICA PARA ATENDER AS DIFERENÇAS
Ensino da paisagem: graduação, pós-graduação e extensão. Interdisciplinaridade do ensino e projeto paisagístico. Ensino a distância x pratica de ensino tradicional. Prática de ensino para o verde necessário e social. Canteiro paisagístico. Metodologia e processos de ensino. Discussão sobre o uso dos softwares aplicados ao paisagismo: avanços e restrições. O papel do paisagismo para as cidades. As alterações climáticas e as catástrofes ambientais.

EIXO 2 - O TEMPO NA PAISAGEM: MEMORIA CRÍTICA, TEORIA E HISTÓRIA DO PAISAGISMO
O tempo na paisagem, reconquista dos jardins históricos. Tombamentos de jardins. Arquitetura da paisagem na apropriação do espaço público. Práticas restaurativas da paisagem construída. Paisagem cultural Paisagem Patrimônio. Paisagismo de matriz Modernista. Estudo de caso. Interface entre experiências.

EIXO 3 - INOVAÇÃO E RESULTADOS DOS PROCEDIMENTOS PROJETUAIS PAISAGÍSTICOS
Padronização pelo mercado. Vegetação autóctone. Arquiteto paisagista e interface com biólogos, agrônomos e geógrafos. Arquiteturas e paisagem. Entronização da paisagem. Estudos de caso. Computação e inovação projetual; projetos paisagísticos colaborativos; Participação dos usuários: níveis de participação; negociação; projetação coletiva.

EIXO 4 - CIDADE E PAISAGEM: COMPLEXIDADES DA PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Infra estruturas urbanas e respostas paisagísticas. Sustentabilidade da paisagem em nossa sociedade de consumo. Ideologias urbanísticas e paisagísticas exógenas. Sistemas Urbanos no Paisagismo. Convívio e exclusão no espaço urbano. Aguas urbanas, reconquistas dos rios, reciclagem. Trabalho em comunidade. Unidade de Paisagem. Gestão pública. Qualificação dos espaços livres.
bottom of page