top of page
O XIII ENEPEA, que tem como tema central PAISAGISMO NECESSÁRIO | VERDESOCIAL propõe debater a necessidade da paisagem, tanto em seu sentido de adequabilidade para as relações sociais contemporâneas que ocorrem nos espaços públicos onde se dá o roçar dos conflitos sociais, como também pela sua vitalidade enquanto espaços livres e de convivência – públicos ou privados –, amortecedores para nossa sociedade, especificamente brasileira, diversa e desigual. Entender a importância dos espaços verdes públicos como fundamental para estabelecer um novo patamar de qualidade de vida nas cidades brasileiras, carentes de um planejamento equilibrado do território construído que privilegia setores da sociedade a partir dos interesses individuais, predominando a informalidade frente à formalização de ações públicas.

Em 1978 a Bahia sediou o encontro da International Federation of Landscape Architects (IFLA), realizado pela primeira vez no Brasil, deslocando o olhar mundial para a realidade brasileira, bem como aproximou a Bahia, seus arquitetos, urbanistas e, em especial, paisagistas. Uma aproximação com a natureza, que já não se entendia independente da complexidade urbana, das questões socioculturais e meioambientais.

A toda essa nossa realidade local se agrega, na perspectiva futura, uma nova técnica projetual unificada entre arquitetura, natureza e tecnologia, cada vez menos tradicional e mais individual, virtual e imaterial. A grande profusão de programas computacionais que auxiliam o desenvolvimento e o entendimento das áreas de estudo permitem uma leitura mais abrangente e uma maior elaboração dos dados levantados, porém não determinam a qualidade da obra.

O final do século XX é marcado pelo crescimento desenfreado das cidades latinoamericanas e no Brasil esse crescimento é vertiginoso. Cada vez mais se observa o aparecimento de modelos de urbanização que estão contribuindo para o contínuo aumento do território e uma significativa perda de dinâmica pública entre os moradores, ratificando o que já no começo do século XX Secchi chamou de Hedonismo democrático. É importante entender a complexidade urbana para estabelecer possibilidades de uso e desfrute do e no espaço público para as relações sociais contemporâneas.

A circulação regional do Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil – ENEPEA estimula os contatos e as contaminações decorrentes da diversidade de olhares, entendimentos e contribuições dos variados contextos físico-ambientais, político-econômicos e socioculturais de nosso país. É com esse intuito, que realizaremos o próximo ENEPEA, em sua 13ª versão, em Salvador-Bahia, entre os dias 23 e 27 de agosto de 2016.
bottom of page